No nosso blog você poderá ficar ligado nas últimas notícias da área de tecnologia e da empresa. Basta selecionar ao lado a categoria que você deseja e se informar.


Tecnologia

Saiba a diferença entre HD, Full HD e Ultra HD

26.02.15

Ultra HD ou 4K, mais de 8 milhões de pixels que oferecem uma imagem tão clara e real que vai ser impossível você encontrar qualquer defeito

Com o avanço tecnológico, as telas passaram a exibir imagens mais nítidas e termos como HD, Full HD, Ultra HD ou 4K têm se popularizado no mercado. Mas, qual a diferença entre eles? E o mais importante, qual a relação dessas siglas com a qualidade da imagem exibida na tela?

Para elucidar essas dúvidas, é importante resgatar a definição de “resolução”. As imagens exibidas na tela são formadas por pixels, organizados em linhas e colunas. A resolução é a medição que indica a quantidade de pixels em cada linha e coluna da imagem. Dessa forma, quanto mais pixels existirem, maior é a resolução e melhor é a imagem.

Nesse ponto, é importante não confundir resolução com tamanho de tela. O tamanho físico de uma tela é medido em polegadas e na diagonal (de uma ponta a outra), sendo que uma polegada equivale a 2,54 centímetros ou 25,4 milímetros. Já os termos HD, Full HD, Ultra HD ou 4K são formatos de resoluções de telas disponíveis no mercado. 

HD é a sigla para High Definition (Alta Definição). Uma tela como essa exibe uma resolução de 1366 por 768 linhas de pixels, resultando em imagens com quase 1 milhão de pixels.

Se o HD possibilita imagens de boa qualidade, o Full HD (Full High Definition), algo como Máxima Alta Definição, proporciona uma experiência visual ainda mais rica. Uma tela Full HD representa 1920 x 1080 pixels de resolução, aumentando o número de pontos para 2 milhões.

No caso da tela Ultra HD ou 4K, a resolução é quatro vezes superior a da Full HD. São mais de 8 milhões de pixels que oferecem uma imagem tão clara e real que vai ser impossível você encontrar qualquer defeito.

E qual o significado do 4K? Na língua inglesa é comum utilizar a letra “K” para representar o número mil. Como a resolução horizontal da Ultra HD, também conhecida como UHDTV, se aproxima dos 4 mil pixels, a sigla 4K pode ter sido adotada para exemplificar de forma objetiva a sua capacidade.

Em meio a tanta informação fica difícil definir qual resolução levar em consideração na hora de comprar uma TV, por exemplo. O tipo de programação, o espaço onde ficará a TV e o valor que se deseja pagar são itens a serem considerados.

A resolução HD é indicada para assistir à programação da TV digital aberta, canais pagos e DVDs. Já para quem gosta de Blu-ray ou serviços online como Netflix, vale a pena investir em uma Full HD. Para que seja possível explorar todo o potencial das Ultra HD, o conteúdo disponível no mercado ainda é limitado, mas tende a aumentar. Alguns estúdios já estão gravando filmes nessa resolução.

As UHDs são mais indicadas para telas a partir de 50 polegadas, o que requer uma distância maior entre o sofá e a TV, conforme tabela indicativa. As HDs e Full HDs estão disponíveis com tela menores, mas a distância entre o sofá e a TV também deve ser considerada, pois para essas resoluções quanto mais perto da tela mais perceptível ficam os espaçamentos entres os pixels. 

Outro ponto importante é o custo. Apesar de cada vez mais acessíveis, os modelos Ultra HD ainda apresentam um valor salgado em comparação com as Full HD. Nesse aspecto, as HD saem na frente.

De forma geral, o importante é ponderar todos os aspectos e levar em consideração o custo-benefício. 


Sites de referência:

InfowesterVeja

 

05.02.18

neymar_blog

Entretenimento

TCL nomeia o superstar do futebol Neymar Jr como embaixador global da marca TCL

Nova ação da série de patrocínios desportivos estelares da marca visa aproximar a comunidade global da TCL.

A TCL, anunciou que Neymar Jr, um dos atletas mais influentes e reconhecidos do mu[...]

31.01.18

blog_areas_umidas

Sustentabilidade

Dia Mundial das Áreas Úmidas

No dia 2 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial das Áreas Úmidas. A data foi escolhida pelo Comitê Permanente da Convenção de Ramsar em homenagem ao dia da primeira realização da Convenção, em 2 de[...]