Sobre a Empresa

História de Pioneirismo e Inovação

  • History 1940
  • History 1950
  • History 1960
  • History 1970
  • History 1980
  • History 1990
  • History 2000
  • History 2010
  • History 2016
  • History 2017

Pioneira no mercado brasileiro, a SEMP nasceu na cidade de São Paulo, em 1942, com o nome de Sociedade Eletro Mercantil Paulista.

Seu fundador, o comendador Afonso Hennel, brasileiro natural de Curitiba, estabeleceu uma pequena fábrica no centro da cidade para fabricar rádios, em plena Segunda Guerra Mundial.

Assim nasceu a indústria de rádios no Brasil, pois até aquele momento os que existiam em nosso país eram fabricados no exterior e importados como produto acabado. Na esteira da iniciativa da SEMP, ao longo dos anos seguintes, os grandes fabricantes mundiais também implantaram aqui suas fábricas de rádio. Mesmo com a concorrência, a SEMP foi novamente inovadora, lançando ao mercado a primeira rádio vitrola fabricada no Brasil, em 1949.

Nossa bandeira de pioneirismo também está fincada em outro enorme mercado: A SEMP foi a primeira empresa a fabricar um aparelho televisor no Brasil, no ano de 1951.

Deve-se a Assis Chateaubriand a iniciativa de ter realizado a primeira transmissão de conteúdo televisivo no Brasil, em agosto de 1950. As poucas centenas de famílias que puderam assistir a esse histórico momento, o fizeram pelos pouquíssimos aparelhos televisores aqui disponíveis, todos eles importados dos Estados Unidos. Com coragem e determinação, a SEMP rapidamente acreditou que esse novo mercado teria um enorme potencial e em menos de um ano já fabricava televisores no Brasil.

A aposta no novo segmento se mostrou um grande acerto e novamente foi seguida, pois ao final da década de 50 algumas empresas estrangeiras também implantaram aqui suas fábricas de televisores.

Entre 1963 e 1977, a empresa continua a trazer tecnologia e inovação, com lançamento de novos produtos, que até então não eram fabricados no Brasil: o primeiro rádio com som estéreo (1965); o televisor 12’’ portátil (1966); a TV colorida (1972) e o televisor em cores com gabinete de plástico (1976).

Em 1973, com a expansão dos negócios e com a criação pelo governo federal de uma zona de incentivos fiscais setoriais, a SEMP transfere suas operações fabris da cidade de São Paulo para Manaus, mantendo em São Paulo seu centro administrativo, comercial e de distribuição.

Em agosto de 1977, a multinacional japonesa Toshiba Corporation adquire uma participação acionária equivalente a 40% do capital da SEMP, que passa a se chamar SEMP TOSHIBA, permanecendo como empresa de capital majoritariamente brasileiro, mas passando a contar com a reconhecida capacitação tecnológica japonesa. Tudo isso, alinhado a uma gestão embasada no profundo conhecimento das peculiaridades de nosso mercado.

Inicia-se então um novo ciclo de pioneirismo, pelo qual a empresa repete a conquista de ser a primeira a fabricar no Brasil os seguintes produtos: Vídeo cassete de quatro cabeças (1987); notebook (1998); celular com TV Digital (2008); Tablet (2011) e Computador de Bolso (2015).

Em janeiro de 2015, a empresa transfere seu centro administrativo e comercial para o município de Cajamar, onde já estava implantado há uma década seu centro de distribuição, gerando assim a unificação de suas atividades não fabris em uma região estrategicamente bem localizada.

Em março de 2016, o acionista controlador brasileiro readquire a participação acionária dos japoneses e a SEMP estabelece um novo contrato com a Toshiba de direito de uso da marca. A mais duradoura Joint Venture nipo-brasileira da história encerra um ciclo e transforma-se em uma sólida relação comercial para os anos seguintes.

Em julho de 2016, a SEMP reescreve sua história, com a multinacional chinesa TCL Corporation adquirindo 40% das ações da SEMP. Inicia-se aqui uma nova Joint Venture, agora com o gigante chinês, que é o terceiro maior fabricante de televisores do mundo e o quinto maior fabricante mundial de painéis de LCD, passando a empresa a chamar-se SEMP TCL e a oferecer ao mercado brasileiro três grandes marcas: SEMP, TCL e TOSHIBA.

Uma história de 75 anos, marcada por oferecer inovação, design e lifestyle em eletroportáteis, eletrônicos e TVs, tendo como missão a promoção das relações humanas, conectando pessoas e proporcionando grandes momentos e encontros através da tecnologia.