Meio Ambiente

Comprometida e consciente de seu importante papel para a proteção ao Meio Ambiente, a nossa empresa desenvolve iniciativas para minimizar o impacto ambiental de suas operações em todo o seu ciclo produtivo: do desenvolvimento de produtos, consumo de materiais, à responsabilidade pós-consumo dos produtos e seu adequado tratamento ambiental. Mais do que isso, a gestão ambiental representa uma grande oportunidade de melhoria em nossas operações, seja no campo da eficiência, da inovação e da preservação.

Pensando nisso, as nossas operações possuem o Sistema de Gestão Integrada – SGI, com certificações ISO 9001 e ISO 14001 em suas operações.

A Política de Qualidade e de Meio Ambiente tem como base o cumprimento da legislação, a minimização dos impactos ambientais e a melhoria contínua de seus processos visando o cumprimento de objetivos e metas ambientais estabelecidos e revisados anualmente. Para garantir seu cumprimento, a companhia dispõe de uma estrutura de governança formada por grupos de trabalho locais, comitês executivos e estratégicos envolvendo os diversos departamentos, unidades produtivas e a alta direção.

Além disso, a preocupação com a conservação dos recursos está sempre presente no desenvolvimento de produtos, embalagens e nos índices de reciclagem dos resíduos oriundos dos processos produtivos e administrativos.

Certificados:

ISO9001 ISO14001

A preocupação com a conservação dos recursos está sempre presente no desenvolvimento de produtos, embalagens e nos índices de reciclagem dos resíduos oriundos dos processos produtivos e administrativos.

Para os produtos manufaturados em Manaus, os manuais e embalagens são provenientes de fornecedores certificados pela FSC - Forest Stewardship Council
Nossos produtos seguem normas técnicas e ambientais nacionais e internacionais que atendem os requisítos de eficiência energética, uso de substâncias perigosas e índice de reciclabilidade de materiais.

SEMP TCL

Política da Qualidade e Gestão Ambiental

A SEMP TCL nas suas unidades de Manaus e Cajamar onde atua na fabricação de produtos eletrônicos e eletro portáteis de alta qualidade e tecnologia, busca possibilitar uma melhor qualidade de vida às pessoas, colocando o seu conhecimento e esforço a serviço do desenvolvimento e bem estar da sociedade.

Para cumprir estes objetivos, procura imprimir em todas as suas atividades, o esforço e o desempenho necessário, estabelecendo como princípios:

1. SATISFAÇÃO DE SEUS CLIENTES E CONSUMIDORES

A SEMP TCL em respeito aos seus cliente e consumidores dedica o máximo empenho de seus colaboradores visando fornecer produtos de tecnologia avançada, alto desempenho funcional e qualidade que satisfaçam às suas necessidades.

2. ATENDIMENTO ÀS LEGISLAÇÕES E NORMAS DA QUALIDADE E AMBIENTAL

A SEMP TCL busca através do seu sistema de gestão integrado e do empenho de todos os seus colaboradores, atender os requisitos legais ambientais e da qualidade aplicáveis.

3. PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

A SEMP TCL procura, através de seu sistema de gestão ambiental, cooperar com a sociedade na proteção do meio ambiente, estabelecendo o compromisso de minimizar a "Geração de Resíduos de Manufatura" e focar no conceito de reaproveitamento e reciclagem,  otimização dos recursos naturais e prevenção da poluição ambiental.

4. MELHORIA CONTÍNUA E ATENDIMENTO AOS OBJETIVOS E METAS

A SEMP TCL através de seu sistema de gestão integrado e processo de melhoria contínua, dedica todos os esforços para atender as metas e objetivos estabelecidos.

- Reciclamos anualmente mais de 90% dos resíduos de embalagens de matéria prima.

- Nossos manuais e embalagens são provenientes de fornecedores certificados pela FSC – Forest Stewardship Council.

- Nossos produtos seguem normas técnicas e ambientais nacionais e internacionais que atendem os requisitos de eficiência energética, uso de substâncias perigosas e índice de reciclabilidade de materiais.

- Logística Reversa e Manufatura Reversa

- ETE

- Horta Orgânica e Compostagem

- Área verde preservada



TRATAMENTO DE ESGOTO

A nossa empresa não utiliza grandes volumes de água em seus processos produtivos, ficando o consumo, em maior parte, restrito aos sistemas de saneamento. Tanto o uso do recurso como a geração de efluentes é do tipo doméstico e todo o volume é tratado antes de ser descartado no meio ambiente. Devido à natureza de suas atividades, não existem impactos significativos às fontes hídricas.

A empresa possui duas estações de tratamento de esgoto na unidade de Manaus e uma na unidade de Cajamar, que tratam todo o esgoto sanitário gerado nos banheiros, vestiários, cozinhas e restaurantes.

O processo de tratamento é biológico, onde os próprios microrganismos presentes no esgoto sanitário, realizam a depuração biológica da matéria orgânica.

Estação de Tratamento de Esgoto
Estação de Tratamento de Esgoto


ÁREA VERDE PRESERVADA

As instalações industriais da empresa estão localizadas em áreas predominantemente urbanas e são consideradas de baixo impacto ambiental, uma vez que suas atividades são realizadas dentro do conceito de produção limpa, sem uso intensivo de recursos naturais diretos, como água, madeira e demais fontes de energia primária.

Mesmo não oferecendo impactos significativos diretos sobre a biodiversidade, a companhia põe em prática uma série de ações de proteção e recuperação, inclusive no entorno das propriedades.

A empresa mantém em suas unidades de Manaus e Cajamar, mais de 300.000m² de área verde preservada, que contam com mata nativa e espécies diversas de árvores e alguns animais. A unidade de Cajamar conta ainda com um lago de cerca de 10.000 m², que possui diversas espécies de peixes como carpa, tambaqui, pintado entre outros. Algumas espécies de aves como gansos, patos e garças, também podem ser avistadas com facilidade nos arredores do lago. Os funcionários conseguem descansar nos bancos as margens do lago durante seus horários de folga no expediente, aproveitando o visual que é realmente espetacular.

Area verde preservada
Area verde preservada


HORTA ORGÂNICA E COMPOSTAGEM

Na unidade de Cajamar a empresa possui uma horta orgânica de cerca de 1.200 m² que produz vegetais e hortaliças diversas.

Toda a produção é vendida a preços simbólicos semanalmente para os colaboradores da empresa, que aproveitam para adquirir produtos frescos sem nenhum tipo de agrotóxico.

Ainda seguindo os princípios da produção de vegetais orgânicos, a empresa também realiza em Cajamar o processo de compostagem dos resíduos orgânicos gerados no restaurante. Todos esses resíduos após compostados se “transformam” em adubo orgânico que é utilizado na própria horta da empresa.


Horta orgânica
Compostagem