“A CAMISA QUE VIROU O JOGO” VENCE PRÊMIO EFFIE AWARDS 2019

SEMP TCL é eleita a melhor estratégia, execução, resultado e criatividade da categoria David X Golias.

Com o seu DNA brasileiro e pioneiro, a marca TCL demonstrou sua capacidade criativa e inovadora não só pela sua linha completa de produtos com alta tecnologia, mas também por criar uma propriedade inédita e até, polemica dentro do esporte de maior visibilidade e engajamento entre os brasileiros. Além do elevado tempo de transmissão na TV aberta e fechada, a quantidade de fotos, reportagens e comentários na internet, a marca assumiu uma relevância ainda maior com a chegada da tecnologia do VAR e o patrocínio oficial a mais importante competição internacional desse ano: Copa América 2019.

É com orgulho de virar o jogo e trazer à tona o papel fundamental dos árbitros de futebol em cada partida, que a TCL SEMP anuncia que o projeto “A camisa que virou o jogo”, em parceria com a ESPN e assinado pela agência Talent Marcel, foi um dos ganhadores do Effie Awards 2019, do Meio & Mensagem, na categoria David x Golias. A cerimônia de entrega do prêmio acontece no dia 29 de outubro, das 12h às 15h, no Hotel Unique, em São Paulo.

Para a concretização da ação, a marca TCL acompanhou essas figuras tão importantes durante todas as partidas desde 2016 da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, estampando de forma atrativa e consistente a parte de trás de suas camisas. Além disso, a marca ajudou a criar uma categoria inédita de premiação do tradicional Bola de Prata da ESPN: o Apito de Ouro, com patrocínio integral da TCL. Pela primeira vez na história, os árbitros foram avaliados por meio de critérios técnicos em todas as 380 partidas do Campeonato Brasileiro, inclusive com diferenciação de pontuação mediante o grau de dificuldade dos jogos. Rafael Traci foi eleito vencedor por uma comissão julgadora composta por jornalistas da ESPN e pelo ex-árbitro e atual comentarista da emissora, Sálvio Spínola.

A relação com o futebol e a arbitragem não é novidade para a TCL, que desde 2017 é patrocinadora das equipes de arbitragem do Campeonato Brasileiro e parceira da ESPN nos programas do jornalismo voltados à cobertura do futebol, como Bate Bola, Linha de Passe e SportsCenter. Em 2018, a marca anunciou o jogador Neymar Jr como embaixador global, e Rodrygo Goes como embaixador local, que a época ainda era considerado só uma promessa de um garoto do Santos, e essa semana, foi convocado para fazer parte na seleção brasileira principal do Tite pelo excelente trabalho que vem realizando como jogador do Real Madrid.

“Esse prêmio coroa a nossa estratégia de apostar no esporte como forma de entrar na conversa dos brasileiros, ganhando visibilidade e notoriedade através dos nossos patrocínios, e personalidade com os nossos embaixadores da marca. A consistência e relevância foram os fatores críticos de sucesso para sustentar o crescimento de mercado que estamos conseguindo no Brasil e no mundo”, afirma Patricia Vital, Head de Marketing da TCL SEMP.

O projeto
Futebol já era uma paixão nacional e, certamente, o assunto do ano por conta da Copa do Mundo da Rússia. A conhecida relação do brasileiro com o esporte mobilizava grandes anunciantes a atuarem nesse segmento. Estava nítida a necessidade de a TCL fazer parte desse território para se conectar com o público local e crescer junto com o setor. No entanto, com o potencial de investimento aquém das grandes marcas, para atuar no futebol de forma proprietária e possível, a TCL precisaria de um gol de placa ou, então, ficaria no banco reserva. Foi, então, que entrou o nosso esquema tático: patrocinar a figura mais estratégica e notória em campo ainda não descoberta pelo segmento – os árbitros. Assumir o lado deles era arriscado, mas também uma oportunidade de garantir a visibilidade necessária, mais do que um espaço de mídia estratégico, para provar que a TCL vestia de verdade a camisa dos árbitros.

A combinação vencedora de patrocínio e premiação permitiu que a TCL estivesse presente constantemente na mídia ao longo dos 380 jogos do Brasileirão e nos programas de resenha futebolística da ESPN, onde os árbitros eram avaliados para, finalmente, serem reconhecidos pelo trabalho. A estratégia trouxe o porte que a marca precisava para alavancar o seu negócio e, como, consequência dessa dupla jogada criativa e inusitada, em apenas um ano a TCL dobrou o número de unidades vendidas. No final do jogo, um recado claro para os jogadores tradicionais: o dono do apito também deve ser considerado.

Ficha técnica:
Agência: Talent Marcel
Anunciante: TCL SEMP
Responsável pela peça (Agência): Gabriela Zacarelli Soares, Diretora Geral de Planejamento
Responsável pela aprovação (Anunciante): Patrícia Vital, Head de Marketing
Gerente Atendimento: Saulo Colasanti, Talent Marcel
Diretora Geral de Planejamento: Gabriela Soares, Talent Marcel
Gerente de Planejamento: Isadora Prado, Talent Marcel
Diretor de Mídia: Eduardo Ferreira, Talent Marcel
CEO: João Livi, Talent Marcel
Chairman: José Eustachio, Talent Marcel

Vídeo: http://effie.com.br/cases-vencedores/2019/tcl-a-camisa-que-virou-o-jogo-1052/